sexta-feira, 29 de agosto de 2008



Yázigi lança exposição de gravuras
Obras de artistas plásticos retratam a década de 90


O Instituto Yázigi Internexus de Novo Hamburgo lançou ontem, dia 28 de agosto, a exposição Gravuras do Acervo e o edital em comemoração aos 50 anos do Yázigi no Rio Grande do Sul. A exposição ocorrerá no Espaço Cultural do Yázigi, na Rua Júlio de Castilhos, 454, Centro, até o dia 11 de setembro. A entrada é franca.

Ao todo, nove obras estarão em exposição, mostrando as técnicas de litografia, serigrafia, xilogravura e infogravura. Do total das obras, oito foram adquiridas do Clube da Gravura do Museu do Trabalho (Porto Alegre) e uma foi doada pelo próprio artista, Leandro Selister. Os outros autores são Carlos Carrion de Britto Velho, Eliane Santos Rocha, Gladys de Los Santos, Gerson Reichert, Miriam Tolpolar, Nádia Cruz, Paulo Borgatto Olzewsky e Xico Stockinger.

Com exceção de um artista austríaco, que reside há muitos anos em Porto Alegre, os outros são gaúchos, que desenvolveram as obras aqui expostas na década de 90. ``A exposição pretende valorizar o Acervo Yázigi, realizando mostras do acervo em espaços que se diferenciam do habitual´´, acrescenta a organizadora do espaço cultural da escola, Bibiana Laís Carvalho. A visitação à exposição ocorre de segunda à sexta-feira, das 08 às 20 horas, e aos sábados das 8 horas ao meio-dia. Comunidade em geral e professores interessados em levar alunos na exposição, com a presença de mediador, devem agendar a visita antecipadamente.

OFICINA - E no dia 10 de setembro, um dia antes do término da exposição, ocorrerá a oficina Graffiti - A Arte das Ruas - Intervenção no Muro da Escola Yázigi de Novo Hamburgo. Com os artistas Pedro Corrêa e Rafael Jung, os interessados aprenderão a utilizar as máscaras para grafitar, técnica atual de gravar e que substitui o suporte da gravura, o papel pelo muro. As vagas para a oficina, que custa 5 reais, são limitadas. Inscrições podem ser feitas pelo fone 3065 3990 ou email: mailto:yaziginh@yaziginh.com

Nenhum comentário: